Pesquise!

24.7.15

Cumaru ou Fava tonka

 
Cumaru ou fava tonka
Cumaru ou fava tonka, como é conhecida internacionalmente, é nativo do Brasil, Venezuela, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Ilhas Seychelles e Suriname. A noz, em forma de fava, precisa de secar e amadurecer para desenvolver seus aromas entre a amêndoa e a baunilha. Depois da secagem é necessario mergulhar as favas no alcool e seca-las novamente, produzindo uma fermentação e desenvolvendo mais aromas como chocolate ou tabaco.

Regularmente usado como remédio e na produção de perfumes e bebidas, pode ser usado na culinária. O cumaru tem praticamente o dobro de cumarina, proteína que dá sabor à baunilha, portanto extremamente aromático, ligeiramente adocicado e amadeirado. Se abusar, ele pode dar um aroma de perfume à comida e sabor amargo.

Fava sendo ralada

Fava tonka ralada
O açúcar com fava tonka tem os mesmos usos do de fava de baunilha. Pode ser empregado em bolos, pudins, café, arroz doce, chocolate. Mas delicioso mesmo é um doce de leite com fava tonka! Mas também é usada em pratos salgados como em batatas, carne de porco, peixe... e sempre com parcimônia, porque o cumaru é forte e resistente ao calor.
Açúcar aromatizado com cumaru

Uma especiaria fácil de se viciar e usar o tempo todo na cozinha!

Gostou? Compartilhe!

Um comentário:

  1. Boa tarde! Sou produtor de Cumaru, caso tenha interesse estarei a disposição! Abraços! ph_zanetti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir